Neste artigo eu vou te mostrar o que você precisa fazer para obter um fundo branco perfeito para suas fotos.

Passo 1 – O plano de fundo

Para conseguir obter um fundo branco perfeito para suas fotos você precisa de uma superfície clara no fundo. No exemplo eu usei uma manta de EVA (Espuma vinílica acetinada) branca, pois é um material liso, fácil de deixar esticado e além disso é opaco, ou seja, não provoca o brilho especular.

Você pode encontrar esse material em lojas de material para artesanato.

Fundo de EVA branco

Passo 2: o painel grande angular

Para que a luz do flash ilumine o plano de fundo completamente por igual você vai fazer uso do painel grande angular do seu flash. Quando você puxa aquele acrílico que fica na frente da cabeça do flash, o zoom vai para 14mm automaticamente.

painel grande angular

O uso do painel grande angular tem por objetivo espalhar a luz em todas as direções, deixando a iluminação mais homogênea.

Se, ao retornar o painel grande angular, você perceber que não consegue mais regular o zoom da cabeça do flash, assista ao vídeo abaixo e aprenda a corrigir esse problema.

Passo 3: a medição

Como fazer a medição correta para conseguir o fundo branco perfeito? Nesse exemplo vamos usar o fotômetro Sekonic L-308X como instrumento de medição.

Você pode achar que é simplesmente uma questão de disparar o flash na carga máxima. Você tem razão. Dessa forma você tem certeza de que vai conseguir um fundo branco perfeito, mas isso tem uma consequência.

O problema do retorno

Imagine que você dispare o seu flash na carga máxima. O fundo branco vai refletir a luz e ela pode voltar na direção do seu modelo. E qual seria o resultado?

Repare que a luz muito forte deixou as orelhas translúcidas

Na foto acima você pode perceber que a luz do fundo estava muito forte e deixou as orelhas translúcidas, o que não é desejado. Para evitar isso você deve estabelecer uma relação entre a luz do fundo e a luz principal.

Via de regra, usamos a relação 2:1, ou seja, a luz do fundo deve estar um ponto mais forte que a luz principal. Como a luz principal foi definida como f/8, então a luz do fundo deverá ser regulada para f/11.

Medindo a luz do fundo com a esfera do fotômetro voltada para o flash

Passo 4: a medição do retorno

Adicionalmente você pode medir quanto da luz de fundo está voltando e interferindo na luz principal da sua cena. Para isso, basta fazer uma medição na parte da frente da cena, como mostra a imagem abaixo:

medindo o retorno com a esfera do fotômetro apontando para o fundo.

Se a medição da luz estiver entre 1 e 2 pontos mais fraca que a luz do fundo, quer dizer que a luz do fundo branco está interferindo na iluminação da frente da cena.

Para evitar isso, basta afastar o seu modelo do fundo para que a diferença fique três pontos ou mais.

A título de exemplo: Se a luz do fundo medir F/11 e na frente você encontrar F/8, afaste o seu modelo do fundo até que na frente você tenha uma medida de F/4 ou menos.

Conclusão

Vimos aqui como o fotômetro Sekonic L-308X pode te ajudar a obter um fundo branco perfeito para suas fotos, sem que você precise trabalhar por tentativa e erro.

Foto com fundo branco perfeito
Como fazer um fundo branco perfeito sem usar o Photoshop
Compartilhe

Leave a Reply

Your email address will not be published.