Flash na garrafa – para que serve isso? De quem foi a ideia?

Quando eu entrevistei o Alexander Landau no meu podcast, ele me falou que usa uma técnica de deixar a luz do flash passar por um conjunto de garrafas. Qual seria o efeito produzido por isso? Vamos descobrir juntos.

Flash na garrafa – como usar?

Primeiramente, para termos um ponto de referência, vamos fazer uma foto sem o flash na garrafa. Assim, vamos poder comparar os resultados.

Para fazer a fotometria, fiz a medição usando um flashmeter, de modo que a indicação deu diafragma f/8. Para reduzir a luz ambiente, usamos o tempo de exposição em 1/250s e o ISO foi deixado em 200.

O esquema de luz usado foi um flash pela esquerda, com um pequeno rebatedor prata pelo lado direito. Para o fundo foi usado um tecido preto.

Para efeito de resultado, essa será a fotometria a ser usada, independente do modificador de luz aplicado. Abaixo está o resultado:

foto da beterraba feita com o flash direto

Agora, usando a garrafa na frente do flash, fiz a mesma foto. Antes, porém, me certifiquei de que a fotometria continuava a mesma.

Antes de usar a garrafa, a fotometria estava indicando f/8 no fotômetro. Após colocar as garrafas na frente do flash, a indicação diminuiu para f.5.6 e 1/3.

Como isso, foi necessário aumentar a carga do flash em mais 1/3 de EV. O resultado pode ser visto abaixo.

Foto da beterraba, agora com a luz do flash passando pela garrafa

Pode-se perceber que a luz se espalhou muito mais devido ao formato cilíndrico da garrafa, iluminando muito mais o plano de fundo.

Por último, usei um borrifador para molhar a beterraba, o que deu um brilho especular na superfície.

Foto da beterraba, agora com a superfície molhada

Conclusão

No nosso perfil do Instagram você vê o resultado final.

Como o flash na garrafa, a natureza da luz continua sendo dura, mas a luz se espalha mais e cria brilhos especulares muito mais interessantes.

Confira também em nosso canal do Youtube os bastidores dessa foto.

Veja o vídeo no Youtube

Se quiser, pode também baixar a imagem e formato RAW para editar e finalizar do jeito que quiser. Não se esqueça de publicar o resultado no Instagram e marcar a @lenteselentilhas

Compartilhe

Leave a Reply

Your email address will not be published.