Como obter fotos mais nítidas? Você acha que está faltando nitidez nas suas fotos? Vamos falar sobre três motivos para isso estar acontecendo.

01 – Foco e nitidez

Quando se fala em fotos mais nítidas, a primeira coisa que nos vem à mente é o sistema de focalização.

Naturalmente, os nossos olhos concentram mais a nossa atenção nas áreas da imagem com mais informação de foco, com a tendência de desprezar o que está fora de foco.

Dessa forma, para se obter fotos mais nítidas é necessário cuidar do sistema de focalização utilizado para cada tipo de cena.

Geralmente, as câmeras DSLR possuem dois tipos básicos de autofoco: foco estático ou dinâmico. Cada marca tem a sua nomenclatura, mas, de forma geral, o sistema de autofoco estático crava o foco em uma única posição. Já o sistema dinâmico vai alterando o ponto de foco à medida que o assunto da imagem se movimenta.

Vale também lembrar que é necessário ajustar a sua matriz de pontos de autofoco. Se você usar um ponto único, cuidado com a técnica de focar e recompor, pois isso pode acabar com a nitidez da sua imagem.

Você também pode habilitar uma matriz com pontos específicos ou uma zona inteira na tela da sua câmera.

Além do foco, é necessário considerar também a profundidade de campo, ou seja, a porção de imagem com nitidez perceptível à frente e atrás do ponto onde foi cravado o foco.

02 – Velocidade do obturador

Similarmente, a velocidade do obturador também contribui para fotos mais nítidas. Em alguns casos, o que é interpretado como falta de nitidez é, na verdade, o borrão de movimento causado pela velocidade do obturador abaixo do necessário para cada tipo de cena.

tabela orientativa da velocidade do obturador

03 – Fotometria e fotos mais nítidas

Uma outra fonte de interferência que pode estar prejudicando a nitidez das suas fotos é a técnica incorreta de fotometria.

Geralmente, muitas pessoas se preocupam com o ISO alto, mas sabemos que em alguns casos isso é inevitável.

Porém, o ruído aparece, não somente quando se usa o ISO alto, mas também quando a fotometria deixa a foto subexposta.

Como resultado, as áreas mais escuras da imagem ficam com uma perda perceptível de nitidez, mesmo se recuperadas posteriormente durante o processo de edição.

Conclusão

Se você quer fotos mais nítidas, fique atento aos pontos abaixo:

  • Qual o modo de autofoco utilizado?
  • Quais os pontos da matriz de autofoco que estão habilitados?
  • A velocidade do obturador é suficiente para o tipo de movimento da cena?
  • O ISO está regulado no menor valor possível?
  • A fotometria está correta?

Dessa forma você vai obter sempre o melhor resultado nas suas fotos.

Compartilhe

Leave a Reply

Your email address will not be published.