Sekonic L-308X modo luz contínua. Aprenda a equilibrar facilmente a luz do flash com luz contínua através da utilização do fotômetro.

Flash e obturador

Como você já deve saber, o tempo de exposição não altera a fotometria do flash. Essa é a chave para que se entenda a relação entre o flash e a luz contínua.

Uma vez ajustada a luz principal usando o flash, chegou a hora de regular também a luz de preenchimento. Como fazer isso sem ter que regular o flash novamente?

Neste momento entra em cena o fotômetro Sekonic L-308X modo luz contínua.

Utilizando o fotômetro Sekonic L-308X no modo luz contínua

Para medir a fotometria da luz contínua sem interferir na fotometria do flash, utilize o fotômetro Sekonic L-308X no modo luz contínua com prioridade de abertura.

Por que prioridade de abertura? A resposta é simples: o diafragma já foi definido pela luz principal. Ao usar luz contínua como luz de preenchimento, ela deve ser proporcional à luz principal.

Entenda o uso da proporção

Basicamente, devemos ajustar as luzes seguindo uma proporção, conforme abaixo:

1:2 1:4 1:8

Quando o número 1 está do lado esquerdo da divisão, significa que a luz relativa é mais fraca que a luz principal.

Por exemplo, na proporção 1:4, a luz de preenchimento corresponde a 1/4 da luz principal.

Se ajustamos o diafragma para F/8 na luz principal, então a luz de preenchimento deverá ter apenas 25% de sua intensidade.

Utilizando o fotômetro Sekonic L-308X modo luz contínua, determinamos, em prioridade de abertura, o diafragma F/4, pois F/4 está dois pontos abaixo de F/8 na escala.

Logicamente, se usarmos um diafragma mais fechado que o que foi regulado no fotômetro, então a luz será mais fraca.

Dessa forma, colocamos o fotômetro em F/4 e, ao realizar a medição, será indicado o tempo de exposição necessário para essa abertura. No caso da foto, o valor encontrado foi 1/15s.

Luz de preenchimento e seus efeitos

Define-se luz de preenchimento uma luz mais suave e mais fraca que a luz principal. Seu objetivo é controlar o contraste, mostrando o que está nas áreas mais escuras da imagem, sem competir com a luz principal pela atenção do observador.

Na imagem abaixo, vemos uma imagem feita apenas com a luz principal.

Apenas a luz principal
Apenas a luz principal

Agora, vamos ver o efeito apenas da luz de preenchimento

Luz de preenchimento

Repare que a luz de preenchimento está totalmente subexposta, porém ela ilumina exatamente a área que a luz principal não conseguiu atingir.

Na próxima imagem, podemos ver as luzes combinadas:

luz principal + preenchimento

Observe que agora é possível enxergar o que antes estava completamente preto, porém ainda existe uma diferença de iluminação, o que passa uma ideia de volume.

Conclusão

Vimos que usando o fotômetro Sekonic L-308X modo luz contínua podemos facilmente harmonizar flash e luz contínua.

Compartilhe

Leave a Reply

Your email address will not be published.