Sekonic Flashmate L-308X – Neste artigo você vai conhecer as principais funções deste fotômetro que também funciona como flash meter.

Luz incidente x luz refletida

Qual a diferença entre fazer a medição entre luz incidente e luz refletida?

Quando usamos o fotômetro das nossas câmeras, estamos fazendo uma medição TTL, ou seja, através das lentes. A luz ilumina o assunto que queremos fotografar, o assunto reflete a luz, que passa pelas lentes e atinge o fotômetro da câmera, que por sua vez vai indicar um valor de medição.

Isso é o que chamamos de medição por luz refletida.

Já na medição por luz incidente a medição é feita em relação à fonte de luz, medindo assim a sua incidência sobre o assunto.

A vantagem de se fazer esse tipo de medição é que ela não exige que se faça a compensação da exposição, comum na medição por luz refletida, ou TTL.

Funcionamento em medição de luz contínua

Sekonic Flashmate L-308X
Sekonic Flashmate L-308X

Modo de medição de luz contínua

Neste modo o fotômetro Sekonic Flashmate L-308X funciona medindo a luz contínua que incide sobre ele, seja ela natural ou artificial.

No modo prioridade de obturador, selecione o tempo de exposição e o ISO desejados. Ao pressionar o botão de teste, o fotômetro vai indicar o diafragma ideal.

No modo prioridade de abertura, selecione o diafragma e o ISO desejados. Ao pressionar o botão de teste, o fotômetro vai indicar o tempo de exposição ideal.

Ainda nesse modo, pressionando o botão Mode mais uma vez e, em seguida, o botão de teste, o fotômetro Sekonic Flashmate L-308X vai indicar a medição da luz em EV.

Modo de medição Flash – sem cabo

Pressionando o botão Mode mais uma vez, o modo de medição Flash – sem cabo, é acionado.

Nesse modo só é possível operar o fotômetro no modo prioridade de obturador.

Selecione o tempo de exposição e o ISO desejados. Ao pressionar o botão de teste, o fotômetro vai aguardar o disparo do flash. Em seguida, dispare o seu flash e faça a leitura do diafragma ideal no display.

Modo de medição Flash – com cabo

Seu funcionamento é muito semelhante ao anterior. A diferença está que nesse modo deve-se conectar um cabo (não fornecido) entre o fotômetro e o flash.

Ao pressionar o botão de teste, o fotômetro envia um sinal de disparo ao flash para fazer uma medição sincronizada.

Compensação de exposição

Em qualquer modo, uma vez feita a medição, você pode fazer a compensação de exposição pressionando o botão de ISO e as setas acima ou abaixo que o fotômetro calcula o diafragma equivalente para manter a mesma exposição.

Escala do diafragma

A maior dificuldade no uso do fotômetro Sekonic Flashmate L-308X está na interpretação da leitura do diafragma.

Ele usa uma escala decimal de divisão da escala do diafragma, como você pode ver na tabela abaixo.

Correspondência de escalas - Flashmeter e câmera Digital
Correspondência de escalas – Flashmeter e câmera Digital

Como podemos ver na figura, entre um ponto e outro na escala do diafragma existe uma divisão decimal, o que confere muito mais exatidão à leitora do fotômetro Sekonic Flashmate L-308X.

Compartilhe

    1 Response to "Sekonic Flashmate L-308X | fotômetro e flash meter | Review em português"

Leave a Reply

Your email address will not be published.