Sekonic Flashmate L-308X – Neste artigo você vai conhecer as principais funções deste fotômetro que também funciona como flash meter.
Luz incidente x luz refletida
Qual a diferença entre fazer a medição entre luz incidente e luz refletida?
Quando usamos o fotômetro das nossas câmeras, estamos fazendo uma medição TTL, ou seja, através das lentes. A luz ilumina o assunto que queremos fotografar, o assunto reflete a luz, que passa pelas lentes e atinge o fotômetro da câmera, que por sua vez vai indicar um valor de medição.
Isso é o que chamamos de medição por luz refletida.
Já na medição por luz incidente a medição é feita em relação à fonte de luz, medindo assim a sua incidência sobre o assunto.
A vantagem de se fazer esse tipo de medição é que ela não exige que se faça a compensação da exposição, comum na medição por luz refletida, ou TTL.
Funcionamento em medição de luz contínua
Modo de medição de luz contínua
Neste modo o fotômetro Sekonic Flashmate L-308X funciona medindo a luz contínua que incide sobre ele, seja ela natural ou artificial.
No modo prioridade de obturador, selecione o tempo de exposição e o ISO desejados. Ao pressionar o botão de teste, o fotômetro vai indicar o diafragma ideal.
No modo prioridade de abertura, selecione o diafragma e o ISO desejados. Ao pressionar o botão de teste, o fotômetro vai indicar o tempo de exposição ideal.
Ainda nesse modo, pressionando o botão Mode mais uma vez e, em seguida, o botão de teste, o fotômetro Sekonic Flashmate L-308X vai indicar a medição da luz em EV.
Modo de medição Flash – sem cabo
Pressionando o botão Mode mais uma vez, o modo de medição Flash – sem cabo, é acionado.
Nesse modo só é possível operar o fotômetro no modo prioridade de obturador.
Selecione o tempo de exposição e o ISO desejados. Ao pressionar o botão de teste, o fotômetro vai aguardar o disparo do flash. Em seguida, dispare o seu flash e faça a leitura do diafragma ideal no display.
Modo de medição Flash – com cabo
Seu funcionamento é muito semelhante ao anterior. A diferença está que nesse modo deve-se conectar um cabo (não fornecido) entre o fotômetro e o flash.
Ao pressionar o botão de teste, o fotômetro envia um sinal de disparo ao flash para fazer uma medição sincronizada.
Compensação de exposição
Em qualquer modo, uma vez feita a medição, você pode fazer a compensação de exposição pressionando o botão de ISO e as setas acima ou abaixo que o fotômetro calcula o diafragma equivalente para manter a mesma exposição.
Escala do diafragma
A maior dificuldade no uso do fotômetro Sekonic Flashmate L-308X está na interpretação da leitura do diafragma.
Ele usa uma escala decimal de divisão da escala do diafragma, como você pode ver na tabela abaixo.
Como podemos ver na figura, entre um ponto e outro na escala do diafragma existe uma divisão decimal, o que confere muito mais exatidão à leitora do fotômetro Sekonic Flashmate L-308X.