Sekonic L-308X modo luz contínua. Aprenda a equilibrar facilmente a luz do flash com luz contínua através da utilização do fotômetro.
Flash e obturador
Como você já deve saber, o tempo de exposição não altera a fotometria do flash. Essa é a chave para que se entenda a relação entre o flash e a luz contínua.
Uma vez ajustada a luz principal usando o flash, chegou a hora de regular também a luz de preenchimento. Como fazer isso sem ter que regular o flash novamente?
Neste momento entra em cena o fotômetro Sekonic L-308X modo luz contínua.
Utilizando o fotômetro Sekonic L-308X no modo luz contínua
Para medir a fotometria da luz contínua sem interferir na fotometria do flash, utilize o fotômetro Sekonic L-308X no modo luz contínua com prioridade de abertura.
Por que prioridade de abertura? A resposta é simples: o diafragma já foi definido pela luz principal. Ao usar luz contínua como luz de preenchimento, ela deve ser proporcional à luz principal.
Entenda o uso da proporção
Basicamente, devemos ajustar as luzes seguindo uma proporção, conforme abaixo:
1:2 1:4 1:8
Quando o número 1 está do lado esquerdo da divisão, significa que a luz relativa é mais fraca que a luz principal.
Por exemplo, na proporção 1:4, a luz de preenchimento corresponde a 1/4 da luz principal.
Se ajustamos o diafragma para F/8 na luz principal, então a luz de preenchimento deverá ter apenas 25% de sua intensidade.
Utilizando o fotômetro Sekonic L-308X modo luz contínua, determinamos, em prioridade de abertura, o diafragma F/4, pois F/4 está dois pontos abaixo de F/8 na escala.
Logicamente, se usarmos um diafragma mais fechado que o que foi regulado no fotômetro, então a luz será mais fraca.
Dessa forma, colocamos o fotômetro em F/4 e, ao realizar a medição, será indicado o tempo de exposição necessário para essa abertura. No caso da foto, o valor encontrado foi 1/15s.
Luz de preenchimento e seus efeitos
Define-se luz de preenchimento uma luz mais suave e mais fraca que a luz principal. Seu objetivo é controlar o contraste, mostrando o que está nas áreas mais escuras da imagem, sem competir com a luz principal pela atenção do observador.
Na imagem abaixo, vemos uma imagem feita apenas com a luz principal.
Agora, vamos ver o efeito apenas da luz de preenchimento
Repare que a luz de preenchimento está totalmente subexposta, porém ela ilumina exatamente a área que a luz principal não conseguiu atingir.
Na próxima imagem, podemos ver as luzes combinadas:
Observe que agora é possível enxergar o que antes estava completamente preto, porém ainda existe uma diferença de iluminação, o que passa uma ideia de volume.
Conclusão
Vimos que usando o fotômetro Sekonic L-308X modo luz contínua podemos facilmente harmonizar flash e luz contínua.