Qual flash eu devo comprar? Essa com certeza é a pergunta que mais recebo nos comentários do Youtube. A resposta é muito simples: eu não sei!

Neste artigo vamos falar sobre o que você deve levar em conta ao decidir qual flash comprar.

O barato pode sair caro

Muitas pessoas me pedem indicação de um flash que não seja muito caro. Mas a percepção de caro ou barato é muito subjetiva.

Depende do seu padrão de vida e da região onde você mora. Às vezes um valor que é considerado barato em uma região pode ser encarado como muito caro em outro lugar.

Além disso, o custo de frete pode alterar o valor final do produto.

Para que você vai usar o seu flash?

Esse é outro fator que você deve levar em conta ao decidir qual flash comprar.

Se você é um entusiasta da fotografia e só fotografa por hobby, então não vai precisar do melhor flash que o dinheiro pode comprar. Você não vai usar com muita frequência, talvez só em viagens ou eventos de família.

Agora, se o seu objetivo é usar o flash profissionalmente, ou seja, ganhar dinheiro fotografando, deve levar em conta outros fatores, como:

  • Confiabilidade: já pensou se o seu flash resolve falhar bem na frente do seu cliente? Um flash muito barato significa que tem qualidade inferior. O cliente que te contratou espera que você entregue exatamente o que foi combinado. Não adianta colocar a culpa no equipamento. É claro que qualquer equipamento pode apresentar defeito, mas um flash do tipo ‘genérico’ tem muito mais chance de dar problema do que um flash feito pelo fabricante da sua câmera, e isso faz toda a diferença no resultado final. Se o seu cliente não ficar satisfeito, pode ter certeza de que ele não vai te contratar de novo e nem vai te recomendar para ninguém.
  • Recursos: Quanto mais barato for o flash, menos recursos ele tem. Você vai usar o flash para eventos? Pretende montar um estúdio? Quer fotografar pessoas? Produtos? Cada tipo de aplicação exige um recurso diferente. Por exemplo: se você vai fotografar eventos, é provável que você prefira um flash com a medição TTL. Caso contrário, se você não entende o que é número guia e não tem um flashmeter, então como vai conseguir regular corretamente a exposição? Você vai ter que trabalhar por tentativa e erro, o que é frustrante, tanto para você quanto para o seu cliente. Escolha o flash que tem os recursos mais úteis para o tipo de trabalho que quer desenvolver.
  • Investimento: Se você trabalha profissionalmente com fotografia, já deve saber que cada equipamento é um ativo da sua empresa. Não é diferente com o seu flash. No final das contas, quem deve pagar pelo seus equipamentos é o seu cliente. Você deve gerar receita com os seus trabalhos para cobrir os seus custos, ter algum lucro e ter uma reserva para investir em novos equipamentos. O seu flash não deveria ser um custo para você, e sim um investimento que vai se pagar ao longo do tempo. Se o seu flash quebrar antes disso, então ele não se pagou e você está tendo prejuízo. Por isso, o preço não é a única coisa que você deve levar em conta ao escolher o seu próximo flash.

Será que esse modelo é bom?

Outra pergunta muito frequente no canal é sobre modelos específicos. Será que é bom? Vai servir na minha câmera?

Eu não tenho como falar sobre todos os modelos de flash que existem. É verdade que no canal do Youtube eu já falei sobre alguns modelos específicos. São modelos que eu uso no meu dia a dia ou que tive a oportunidade de testar.

Sobre esses eu posso falar, pois já usei em condições reais de trabalho e posso dar a minha opinião. Já com relação a outros modelos eu não tenho como opinar, pois o meu compromisso é fornecer informações confiáveis a todos os que acompanham o nosso conteúdo. Não poderia falar de um equipamento que nunca tive oportunidade de testar.

Com relação à compatibilidade é muito simples: basta observar a sapata da sua câmera.

padrões dos fabricantes de flash

Cada fabricante possui um padrão diferente de conexão. De modo geral, se um flash é dedicado para determinada marca, ele possui a mesma pinagem na sapata e é compatível com todos os modelos de câmera daquele fabricante.

exemplo de flash dedicado Canon

Por outro lado, existe também o flash universal, aquele que só possui o pino central da sapata. Nesse modelo, a única comunicação com a câmera é o sincronismo com o botão do disparador. Todas as outras funções devem ser configuradas diretamente no menu do próprio flash.

exemplo de flash universal

Conclusão

Espero que com essas informações você possa decidir melhor qual flash comprar. Leve em conta a aplicação, os recursos disponíveis, a compatibilidade com a sua câmera e a reputação do fabricante.

Assim você vai ter um equipamento útil e confiável que vai te ajudar a obter fotos de ótima qualidade.

Compartilhe

Leave a Reply

Your email address will not be published.