Neste tutorial você vai aprender como fazer a atualização de firmware da câmera Canon. Válido para todos os modelos de câmera EOS.

Procedimento para atualizar o firmware da câmera Canon

  1. Verifique qual o firmware atual da sua câmera Canon EOS
  2. Consulte na seção de suporte da Canon qual a versão de firmware mais atualizada disponível para o seu modelo de câmera. Acesse: https://www.usa.canon.com/internet/portal/us/home/support/product-finder/support-cameras?cm_sp=CSO-_-SupportPFLandingGreyBar-_-eos_all#eos-all
  3. Caso a versão seja a mesma, não é necessário prosseguir com a atualização.
  4. Baixe o arquivo de atualização e salve em seu computador.
  5. Formate o cartão de memória na sua câmera. Essa etapa é muito importante. Formatar o cartão no computador pode fazer com que os arquivos não sejam reconhecidos.
  6. Desligue a câmera, retire o cartão de memória e coloque-o no computador.
  7. Copie o arquivo com extensão .FIR que foi baixado do site direto na raíz do diretório. Os outros arquivos são apenas para instrução. Apenas o arquivo com extenção .FIR é necessário neste momento.
  8. Certifique-se de que a sua câmera está com a bateria 100% carregada. Caso necessário, coloque para carregar antes de iniciar a próxima etapa.
  9. Insira novamente o cartão de memória na câmera e ligue-a.
  10. Navegue pelo menu até encontrar a opção da versão de firmware. Está na seção amarela, com o símbolo de uma chave de boca. A posição desse menu pode variar de um modelo para outro.
  11. Aperte SET e confirme que vai iniciar a atualização.
  12. Na tela vai aparecer a versão atual e a nova versão que será instalada. Se estiver tudo certo, confirme no botão OK e aguarde o carregamento do arquivo.
  13. Este processo pode demorar vários minutos. Não toque em nenhum botão da câmera nem desligue o equipamento até o fim do processo.
  14. Após a instalação a câmera vai reiniciar e estará pronta para uso.

Por que é necessário atualizar o firmware?

Muitas vezes, o fabricante encontra erros na programação que podem comprometer o funcionamento da câmera.

Em outros casos, o fabricante pode lançar a interface em um idioma diferente.

Pode até mesmo inserir novas funções. Como, por exemplo, com a última atualização da EOS RP, agora é possível gravar vídeos a 24 quadros por segundo, o que não se conseguia fazer com o firmware anterior.

Em todos esses casos, uma atualização de firmware da câmera Canon faz com que o seu equipamento fique melhor, sem necessidade de substituir componentes.

Existe algum risco para o equipamento ao atualizar o firmware?

O único risco que existe é a câmera ficar sem bateria durante o processo. Por isso é recomendado que a bateria esteja 100% carregada antes do início da atualização.

É importante baixar os arquivos de firmware da câmera Canon direto do site do fabricante. Dessa forma você garante que está instalando um produto original no seu equipamento.

Arquivos de firmware alternativos como o Magic Lantern não são homologados pelo fabricante e podem danificar o seu equipamento.

Defeitos causados pelo uso de firmware alternativo não estão cobertos pela garantia do produto.

Compartilhe

Leave a Reply

Your email address will not be published.