Todo dia eu recebo uma enxurrada de perguntas de pessoas que compraram uma câmera ou um flash recentemente e agora não conseguem colocar para funcionar.
O principal motivo disso é esse: as pessoas compram câmeras e acessórios apenas pelo preço, sem olhar para as especificações técnicas dos equipamentos.
Assim como os carros, as câmeras podem ser classificadas quanto ao seu tamanho, desempenho e recursos. Dessa forma, você pode escolher o equipamento mais adequado para a sua situação.
Vamos descobrir então qual câmera comprar em 2021.
Tamanho
Os carros podem ser classificados por tamanho. Existem os carros compactos, para duas pessoas, outros carros que levam 4, 5 ou até 7 pessoas.
As câmeras também podem ser classificadas de acordo com o tamanho do sensor.
Quanto ao tamanho do sensor, podemos ter, do menor para o maior:
- Micro 4/3
- APS-C
- Full Frame
- Médio formato
A relação entre o comprimento focal da objetiva com o tamanho do sensor influi diretamente na distância para o enquadramento entre a câmera e o assunto, e, por consequência, na profundidade de campo.
Por exemplo, se você vai fotografar um grupo de pessoas em um ambiente pequeno e estiver usando uma câmera APS-C com uma objetiva 50 mm, provavelmente não vai conseguir distância suficiente para um bom enquadramento.
Por isso é muito importante considerar o tamanho do sensor antes de escolher um equipamento.
Desempenho
Existem carros projetados para rodar em terreno acidentado, transporte de cargas, carros mais econômicos para andar na cidade e carros de alta performance em estradas.
Similarmente, câmeras também possuem características específicas para cada tipo de trabalho.
- Se você trabalha com fotojornalismo, provavelmente vai precisar de uma câmera que tenha baixo ruído de imagem em ISO alto.
- Já se a sua área é a de fotografia de esportes, então você precisa de uma câmera rápida, que tire muitas fotos por segundo, mesmo que isso sacrifique a resolução.
- Agora, se você fotografa em estúdio, a velocidade de disparo não é a coisa mais importante. Você precisa de uma câmera com alta resolução de imagem, para ter pixels suficientes no processo de pós-produção e manipular a imagem sem comprometer a qualidade.
Em um mundo ideal, uma câmera perfeita teria todos esses recursos ao mesmo tempo, mas o valor dela seria proibitivo.
Por isso que os fabricantes fornecem câmeras com qualidades específicas para cada tipo de trabalho. Se você definir em qual área pretende atuar profissionalmente antes de comprar seu equipamento, vai ser mais fácil encontrar a câmera ideal para você.
Recursos
Ar condicionado, vidros elétricos, direção hidráulica, freios ABS, airbag. Estes são alguns exemplos de opcionais que os carros possuem para facilitar a vida do motorista. Com as câmeras digitais é a mesma coisa.
- Modelos de entrada são mais simples, menores e com menos botões dedicados. São feitas para quem é leigo em fotografia ou fotógrafos amadores, que não usam o equipamento para trabalho.
- Já os modelos considerados profissionais possuem melhor ergonomia para serem usados por longos períodos e botões dedicados e configuráveis para acesso rápido às funções da câmera.
Não tem nada de errado em você começar a sua carreira com uma câmera de entrada, mas tenha em mente que ela pode limitar o seu desenvolvimento por não ter os mesmos recursos que uma câmera digital possui.
Além disso, você deve estar atento à compatibilidade da sua câmera com equipamentos externos, como os flashes de terceiros.
A Canon, por exemplo, mudou o padrão de pinagem da sapata das suas câmeras de entrada, impedindo o funcionamento de flashes de terceiros. Já falei sobre isso em um vídeo que você pode conferir aqui:
Conclusão – Qual câmera comprar?
Vimos aqui que, para escolher uma câmera é necessário avaliar muito mais que o preço.
Antes de tomar qualquer decisão é necessário definir quais as suas reais necessidades, pesquisar e comparar modelos para fazer a melhor escolha.