Como fotografar shows? Vamos aprender sobre as técnicas e equipamentos em mais uma entrevista exclusiva com o fotógrafo Bruno Soares.
Preste atenção onde vai apoiar a garrafa
Devido ao seu formato cilíndrico, a garrafa vai refletir boa parte da superfície onde ela está apoiada. Para não ter esse tipo de problema, escolha uma base do mesmo diâmetro da garrafa. Dessa forma, você vai ter um reflexo homogêneo da sua fonte de luz, sem interferência na superfície do vidro. No exemplo do vídeo, foi usada uma taça invertida, mas você pode adaptar uma base de madeira com rosca de 1/4 para fixar em um pedestal de iluminação.
Use difusores de luz
Para complementar a iluminação do rótulo, use difusores de luz. O efeito é que a luz vai envelopar o rótulo da garrafa de vinho e você vai ter um gradiente de luz que vai valorizar o volume do produto. Complemente a sua iluminação com rebatedores para melhor distribuição da luz sobre o rótulo.
A seguir, vamos mostrar três opções de setup de iluminação para fotografar uma garrafa de vinho.
Setup 1 – Usando um softbox com plano de fundo
Neste primeiro setup, vamos usar um softbox com plano de fundo. Ele vai ficar posicionado atrás da garrafa para criar um fundo branco.
Para isso é importante que a fotometria do flash esteja no mesmo diafragma da câmera. Dessa forma a luz do softbox não vai iluminar a garrafa.
A seguir, vamos iluminar a garrafa usando um striplight.
Como você pode observar, o lado direito da garrafa ficou com uma sombra que esconde parcialmente o rótulo. Para melhorar a iluminação dessa área vamos adicionar um rebatedor do lado oposto ao striplight.
Para suavizar o reflexo do striplight pelo lado esquerdo, usei uma folha de papel vegetal para acrescentar mais uma camada de difusão. deixando o reflexo na garrafa com as bordas mais suaves.
Setup 2 – Fundo preto
Agora vamos mudar o setup para um fundo preto. Para isso, usei um tecido preto no fundo e o flash na contraluz com uma panela de 18 polegadas com colmeia.
Essa luz no contra vai criar uma linha de contorno na garrafa, separando-a do plano de fundo.
Para iluminar a garrafa, vamos usar um rebatedor branco de cada lado para refletir a própria luz do flash no rótulo.
Setup 3 – Mesclando luz natural com flash
Neste último setup vamos aproveitar a luz ambiente. Vamos fazer primeiro a fotometria no plano de fundo e deixar -1EV de subexposição.
Agora, basta adicionar a luz do flash para iluminar a garrafa pela frente, igual ao que foi feito no primeiro esquema de iluminação.
Conclusão
Finalmente, temos aqui as imagens finalizadas com os três setups de iluminação para fotografar garrafas de vinho.
Bruno Soares fotógrafo atuando em diversas áreas. Fotógrafo desde 2016. Sua paixão é estar frente ao palco fotografando músicos e bandas de diversos estilos.
Professor de fotografia e com fotos premiadas em alguns concursos e exposições realizadas. Em 2019 criou o canal no youtube Reflexos de um fotógrafo com o objetivo de falar um pouco sobre fotografia de forma bem abrangente e trazendo convidados também.
Como fotografar shows
Show no caso pode se aplicado a bandas, orquestras, grupos de dança, teatro ou palestrantes
Direito autoral
Como se portar como fotógrafo contratado pelo evento
O que é permitido registrar para fotógrafos não contratados
Cuidados ao gravar e publicar vídeos do evento, pois as músicas são protegidas por direitos autorais
A importância do contrato.
Definir o que pode ser publicado em redes sociais e portfólio.
Formatos de entrega (link, pendrive, CD, impresso, deixar salvo no cartão)
Cuidados ao fotografar pessoas na plateia (direito de imagem)
Cuidados para não atrapalhar o evento
Onde se posicionar para não bloquear a visão da plateia (área reservada à imprensa, credencial)
Como não chamar a atenção durante o evento
A importância de cumprir os horários combinados
Funções da câmera que podem atrapalhar os artistas: luz de foco, bip, flash, modo contínuo
Técnica fotográfica em eventos
Fotometria (como achar a fotometria ideal em um palco com luzes que funcionam de forma aleatória)
Equilíbrio de brancos (como encontrar o tom correto no meio de tantas luzes coloridas)
Foco (como cravar o foco com tele longa e pessoas em movimento)
Tipos de lentes (tele, grande angular, quando e como usar cada uma)
Flash (quando usar ou não, melhor TTL ou manual)
Segurança em eventos púbicos
Cuidados para não ter o seu equipamento roubado ou danificado durante o evento
Backup! Backup! Backup!
Equipamento de backup (corpo de câmera, bateria, lentes)
Backup das imagens
Podcast: Play in new window | Download (Duration: 1:09:55 — 64.0MB)
Inscreva-se Apple Podcasts | Android | Google Podcasts | Spotify