Você vai aprender como editar podcast usando só os plugins nativos do Adobe Premiere, e também como hospedar e publicar os seus programas facilmente.

Afinal, o que é um podcast?

Um podcast nada mais é do que um blog em formato de áudio. Pode conter entrevistas, tutoriais, música, opinião e outras formas de comunicação em formato radiofônico.

A principal diferença do podcast para o rádio é que o programa é gravado e pode ser reproduzido em um smartphone em modo online e offline.

Muitas pessoas preferem consumir conteúdo em formato de podcast pela mobilidade. Os programas podem ser ouvidos a caminho do trabalho, na academia ou mesmo em casa, enquanto se executam outras atividades.

Dessa forma o ouvinte ganha tempo, pois com o vídeo é necessário que a pessoa pare tudo o que está fazendo para prestar atenção na tela e o vídeo requer uma conexão à internet de banda larga, o que nem sempre está disponível.

Para quem é produtor de conteúdo, o podcast é mais uma fonte de tráfego. Quem está começando a entrar no mercado digital pode gostar desse formato, pois não exige muitas habilidades como na produção de um vídeo.

Além do mais, há quem tenha medo de aparecer na frente das câmeras, e o formato de áudio ajuda a controlar a inibição.

Captação: a alma do podcast

Sem dúvida, a captação do áudio é a alma da edição de podcast. Já que nesse formato não existe informação visual, a qualidade do áudio deve ser perfeita. Abaixo vamos listar algumas dicas de escolha de equipamentos para a etapa de captação.

Smartphones

Um modo muito prático de gravar o seu áudio é com o uso dos smartphones. Especialmente o IPhone possui uma ótima qualidade de captação, mesmo com o microfone nativo.

Para melhorar ainda mais a qualidade da captação do seu podcast, existem microfones dedicados para smartphones, como o Zoom IQ7.

Gravadores externos

Existem também gravadores de áudio externos portáteis. Com funcionamento a bateria, possuem ótima qualidade de captação e excelente portabilidade.

Gravador Zoom H1

Microfones condesadores

Há também os microfones condensadores com conexão USB, ideais para serem ligados direto ao computador, seja Desktop ou Notebook.

Possuem ótima imunidade a ruídos e um design retrô que valoriza muito a sua presença no ambiente.

microfone condensador

Como gravar podcast usando o Adobe Premiere

Com alguns passos simples você pode começar a gravar o seu áudio direto no projeto do Adobe Premiere.

Como gravar o arquivo de áudio direto no Adobe Premiere

  1. Vá até as configurações de hardware de áudio

    No menu Edit, vá até a opção Preferences, e em seguida selecione Audio Hardware.

  2. Selecione a fonte de áudio

    Na opção Default Input, selecione a entrada onde o seu microfone está conectado.

  3. Inicie a gravação

    Na trilha de áudio, inicie a gravação clicando no ícone do microfone no painel esquerdo da timeline, na opção Voice Over Record.

  4. Salve o projeto

    Para parar a gravação, basta clicar novamente no botão Voice Over Record. Logo em seguida, a mídia de áudio vai aparecer direto na sua timeline.

Se estiver fazendo uma entrevista com o convidado presente no mesmo ambiente que você, uma mesa de som será muito útil, pois dessa forma você já conecta todas as fontes de áudio em uma única entrada no seu computador.

Já se o seu convidado estiver conversando com você através de uma videoconferência, peça para ele gravar a sua própria voz e te enviar o arquivo de áudio depois para você mixar.

Edição de podcast usando o Adobe Premiere

Uma vez que o seu projeto está gravado, é hora de fazer as edições. Vamos dividir o processo em três etapas.

Cortes

Faça os cortes que achar necessário, eliminando erros de pronúncia, interferências e qualquer trecho que julgar desnecessário para a compreensão do seu conteúdo.

Dessa forma você deixa o seu podcast mais dinâmico e diminui o tempo total do programa para o mínimo necessário.

Geralmente um programa de podcast dura entre 45 minutos até 2 horas, dependendo do tema.

Tratamento

Abaixo eu listo quatro etapas que considero essenciais para um bom tratamento dos arquivos de áudio, chamados de N-E-C-R

Normalização

Esta etapa consiste em atenuar os picos de áudio mais altos e amplificar os mais baixos para ter um volume final mais linear.

Para normalizar um trecho de áudio no Adobe Premiere, selecione a mídia direto na timeline, pressione com o botão direito e selecione a opção Audio Gain.

Em seguida, na caixa de diálogo, selecione a opção Normalize All Peaks to: e digite -0,1. Dessa forma você garante que não vai haver nenhum ‘clipping’ no áudio.

Seleção de normalização de áudio

Equalização

O equalizador é muito importante, pois dá corpo à voz, elimina ruídos e deixa o áudio mais agradável de se ouvir.

Pessoalmente, eu prefiro incluir os plugins pelo painel Audio Track Mixer. Dessa forma, todas as mídias que estiverem na faixa recebem o mesmo tratamento.

Painel Audio Track Mixer do Adobe Premiere

Na lista suspensa, selecione Filter and EQ e a opção Parametric Equalizer.

Eu gosto de usar o preset Vocal Enhacer, que atenua as frequências graves e amplia as agudas, tirando o peso e dando mais brilho à voz. Mas você pode ajustar a curva de equalização de acordo com o seu gosto pessoal.

Painel Parametric Equalizer do Adobe Premiere

Compressor

Uma etapa muito importante do processo de tratamento de áudio é a aplicação do compressor. Neste plugin, são aplicados ganhos diferentes para faixas de frequências específicas.

Para acrescentar o compressor no Adobe Premiere, vá até o menu Amplitude and Compression do Audio Track Mixer e selecione o plugin Multiband Compressor.

De início o painel dele parece muito complicado, mas eu tenho bons resultados usando apenas o preset Broadcast.

Interface do plugin Multiband Compressor

Redução de ruído

Após a aplicação das etapas anteriores é natural que uma parte do ruído também seja amplificada. Felizmente o Adobe Premiere possui plugins dedicados para a redução de ruído.

Dependendo da versão usada ele pode se chamar DeNoiser ou Adaptive Noise Reduction. Independente do nome, a função é a mesma.

Adicione o plugin de redução de ruído na Audio Track Mixer pela opção Noise Reduction/Restoration.

A opção Light Noise Reduction já vai trazer bons resultados.

Exportação

Uma vez que você fez os cortes e os tratamentos básicos, agora é hora de exportar o seu arquivo de áudio.

Use a opção de codificação MP3. A taxa de bits está diretamente relacionada com a qualidade do áudio.

Uma taxa de bits mais alta resulta em um podcat de melhor qualidade, porém com um arquivo maior.

Já uma taxa de bits mais alta gera um arquivo mais leve, porém sacrifica a qualidade final do podcast.

janela de exportação do Adobe Premiere

Com uma taxa de bits de 128KBPs já é possível ter uma qualidade aceitável.

Onde hospedar o seu podcast?

Agora que o seu podcast está pronto, você precisa hospedar o arquivo de áudio em um servidor. Existem vários servidores de podcast no mercado:

  • Soundcloud: serviço de hospedagem gratuito para até 3 horas de áudio. A partir disso é necessário entrar no plano pago, a um custo de 12 dólares ao mês.
  • PodBean: um dos serviços mais conhecidos de hospedagem. No plano gratuito você hospeda até 5 horas de conteúdo. A partir disso, você pode contratar planos pagos com custo a partir de 9 dólares por mês.
  • Spreaker: Este é um serviço de excelente qualidade, mas é indicado para quem já tem uma audiência consolidada, pois os planos pagos são os mais caros. Podem ir de 18 a 45 dólares mensais, dependendo dos recursos desejados.
  • WordPress: Se você já tem um site, pode usar a sua própria hospedagem para armazenar os seus episódios de podcast sem ter que contratar mais um serviço. Para isso, basta instalar um plugin que será explicado na próxima seção.

Como hospedar o seu podcast no site WordPress

É muito simples fazer o upload do seu episódio de podcast para o seu site WordPress. Para isso, basta instalar o programa FileZilla no seu computador e configurar a transferência via FTP para subir o arquivo.

interface do programa Filezilla

Você só precisa localizar a pasta WP Content no servidor, em seguida a pasta Uploads e acessar as pastas correspondentes ao ano e ao mês do upload. Para enviar o seu arquivo de áudio arraste e solte o arquivo na janela do FileZilla.

Agora, copie o link da mídia e deixe como no formato abaixo:

‘http://seudominio.com.br/wpcontent/uploads/YYYY/MM/arquivo-de-midia.mp3

Onde:

  • seudominio: é o seu endereço de domínio
  • YYYY: a pasta que corresponde ao ano do upload
  • MM: a pasta que corresponde ao mês do upload
  • arquivo-de-midia: o nome do arquivo mp3 que contém o programa do podcast

Copie o link neste formato, pois ele será útil na próxima etapa.

Como publicar o seu podcast

Agora que o seu podcast está hospedado, é necessário apontá-lo para os serviços de publicação. Sim, porque os serviços como Apple Podcast e Spotfy não armazenam os arquivos.

No site WordPress você deve instalar um plugin chamado PowerPress.

Plugin PowerPress

Este plugin vai gerar um feed de dados, um arquivo em formato XML que contém todas as informações sobre o seu programa, como a imagem de capa, categoria, títulos e descrições do programa.

Para ver um exemplo de como é um feed de dados, acesse o link abaixo:

Em seguida, você vai apontar o link do feed nos agregadores, que são os serviços de publicação de podcast. Assim, o seu programa vai aparecer nos resultados de busca.

Os principais agregadores de podcast são:

  • Apple Podcast Connect
  • Spotfy
  • Google Podcasts
  • Deezer

Cada um deles tem o seu processo de verificação, mas todos possuem alguma coisa em comum: você precisa ter um feed XML válido para publicar o seu podcast.

Criando um episódio de podcast no site WordPress

Agora que você já hospedou, publicou e validou o seu feed nos agregadores, pode começar a criar os seus episódios de forma mais simples direto no seu site WordPress.

Para criar um novo episódio, crie um novo post no seu blog, da forma como já está acostumado. Coloque imagens, links e escreva uma boa descrição.

Por último, cole o link do arquivo de áudio na área do plugin PowerPress dedicada para o programa do podcast.

Interface o plugin PowerPress na edição do post

Pronto. Logo após você publicar o seu novo post, os motores de busca vão verificar o seu feed de dados e o seu episódio de podcast vai estar no ar, disponível para a sua audiência.

Conclusão

Vimos aqui como você pode editar o seu podcast usando apenas as ferramentas nativas do Adobe Premiere, como hospedar e também como publicar os seus programas usando os principais agregadores.

Compartilhe

Leave a Reply

Your email address will not be published.