Vamos desvendar cinco mitos que você já deve ter ouvido falar sobre fotografia.

Teleobjetivas achatam planos

Esse conceito de compressão de planos é muito mal explicado. Quando você altera o comprimento focal de uma objetiva está apenas ampliando ou reduzindo uma porção da imagem.

A relação do primeiro plano com o plano de fundo se dá pela distância, e não pelo comprimento focal. Para saber mais, veja a comprovação no vídeo a seguir:

Distorção de perspectiva e compressão de planos 🤔 tudo o que você precisa saber sobre objetivas

Fotômetro externo é coisa do passado

Você já deve ter ouvido falar que na fotografia digital o fotômetro externo não é mais necessário.

Isso é um engano, pois ele é muito útil na medição da luz contínua e mais ainda na medição do flash.

Na função flashmeter ainda é o único instrumento capaz de medir a luz do flash. Por isso, se você quer ter controle total sobre a luz, aprenda a usar o flashmeter. Você só tem a ganhar.

Como o fotômetro funciona? Entenda de uma vez por todas a escala do diafragma

O certo é colocar o ponteiro do fotômetro sempre no ‘zero’

Se você tem o costume de ‘zerar’ o fotômetro da sua câmera em todas as cenas, na verdade você só está repetindo o que a câmera faz no modo automático.

O zero é apenas um ponto de referência. Se você fotografa em modo manual é você quem deve julgar se a medição da câmera vai indicar um valor positivo ou negativo em relação ao ponto médio.

Nem sempre colocar o ponteiro no ‘zero’ é a melhor opção.

Fotometria e um tal de cinza médio

Use grandes aberturas do diafragma para desfocar o fundo

O efeito de fundo desfocado é muito desejado porque isola o assunto principal do plano de fundo, conduzindo o olhar do observador para o ponto mais importante da cena.

O problema é que quando você usa a abertura do diafragma no máximo, na verdade você está diminuindo a profundidade de campo. Com isso, fica mais difícil de cravar o foco.

Além do mais, o ponto ótimo da objetiva sempre está nas aberturas próximas a f/8. Então, ao usar aberturas muito grandes você está também comprometendo a nitidez das suas imagens.

Ao invés disso, experimente controlar a profundidade de campo usando a relação de distâncias e o comprimento focal. Dessa forma, você vai ter muito mais segurança de foco e melhor nitidez das imagens.

Por que você não precisa de uma lente clara? | Comparativo 24-70 vs 24-105

O que é comprimento focal?

Profundidade de Campo e Distância Hiperfocal

Use o flash no modo HSS para congelar o movimento da cena

Embora o nome High Speed Sync sugere alguma coisa relacionada a velocidade, isso não tem relação com a captura do movimento da cena.

O recurso do HSS só deve ser usado em casos onde você quer usar o flash junto com a luz do sol.

Se você escolheu trabalhar com um diafragma mais aberto em um dia ensolarado, vai ter que compensar a entrada de luz em excesso por diminuir o ISO

Se somente abaixar o ISO não for suficiente para a abertura selecionada, então vai ser necessário diminuir o tempo de exposição.

Porém, ao usar o flash, o tempo de exposição é limitado pelo sincronismo entre flash e obturador, limitando o seu valor máximo.

A solução é usar o HSS para ‘quebrar’ a barreira do sincronismo e permitir usar o flash em qualquer valor de tempo de exposição.

Com isso o flash dispara como se fosse uma luz contínua, permitindo iluminar a cena sem deixar aquelas faixas pretas na foto.

Vale lembrar que o recurso do HSS diminui consideravelmente o alcance do flash.

Qualquer outro uso do HSS fora das condições acima não se justifica.

Flash em modo HSS (sincronismo de alta velocidade) e Máxima Velocidade de Sincronismo

Pare de usar o flash HSS desse jeito!

Conclusão

Você acha que essa lista pode aumentar? Já ouviu falar sobre esses ou outros mitos? Comente com a gente e ajude a produzir material de qualidade para a nossa comunidade.

Seu comentário pode virar um vídeo no nosso canal.

Cinco mentiras sobre fotografia que (quase) todo mundo acredita
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