K&F Concept – Review do filtro variável de densidade neutra ND2-ND32. Como configurar a sua câmera para fazer fotografia de longa exposição.

Principais características do filtro variável de densidade neutra ND2-ND32 da K&F Concept

  • Disponível nos diâmetros de 52, 58, 62, 67, 72, 77 e 82 mm
  • Escala graduada de 1-5 EVs de escurecimento de imagem
  • Tecnologia de camada de revestimento Nano, revestimento verde impermeável, resistente a riscos, anti-reflexo, efetivamente impedir de óleo, impressão digital, arranhão, proteja lente valorizada.
  • Design de aro ultra fino evitando vinhetas de grande angular. Estrutura de alumínio extra resistente à aviação, garantindo durabilidade e prevenção contra interferência.
  • Reduz a entrada de luz sem afetar o equilíbrio geral das cores.

Principais formas de uso do filtro variável de densidade neutra

Você pode usar esse produto de quatro formas diferentes. Vamos a elas:

01 – Fotometria para vídeo

Diferentemente da fotografia, o vídeo possui limitação de uso do obturador, ou shutter. A máxima velocidade do obturador permitida depende da taxa de quadros por segundo utilizada no vídeo.

A título de exemplo, se você quer gravar um vídeo a 30fps, então a sua máxima velocidade de obturador será 1/60s.

Dito isso, você precisa compensar essa exposição no diafragma, o que te leva a usar aberturas muito pequenas.

Com o intuito de contornar esse problema o filtro ND2-ND32 da K&F Concept foi desenvolvido com uma escala que te permite escurecer a imagem um determinado número de EV’s.

O Filtro ND2-ND32 da K&F Concept vem com uma escala graduada

Dessa forma, você consegue escurecer a imagem o suficiente para poder gravar com um diafragma mais aberto do que o necessário devido à limitação da velocidade do obturador imposta pela gravação do vídeo.

02 – Para fotografia com flash

Similarmente, quando se fotografa com flash é necessário estar atento à máxima velocidade de sincronismo com o obturador. Caso contrário, você vai precisar usar o recurso do sincronismo de alta velocidade. Você pode saber mais sobre esse recurso assistindo aos nossos vídeos no Youtube.

Caso o seu flash não tenha o recurso do HSS, você pode usar o filtro variável de densidade neutra para escurecer a imagem o suficiente para se manter dentro da velocidade máxima de sincronismo.

03 – Controlar a profundidade de campo

É possível usar o filtro ND para controlar a profundidade de campo. Basta, para isso, escurecer a imagem até que seja possível obter a fotometria com o diafragma desejado.

04 – Fotografia de longa exposição

Sem dúvida, esse é o recurso mais usado para o filtro variável de densidade neutra ND2-ND32 da K&F Concept.

Com ele é possível escurecer a imagem para se conseguir tempos de exposição superiores e um minuto. Dessa forma você pode registrar rastros de estrelas, luzes de carros e o movimento da água.

Exemplo de foto de longa exposição

Conclusão

Se você quiser mais informações sobre este ou outros produtos da K&F Concept, acesse o website abaixo:

Compartilhe

Leave a Reply

Your email address will not be published.