Será que você precisa mesmo investir em uma lente clara para ter bons resultados?

Neste artigo, vamos analisar o que você precisa levar em conta na hora de decidir investir na sua próxima objetiva.

O que é uma lente clara?

Para entender melhor a necessidade de uma lente clara, vamos pensar na seguinte situação:

Imagine que você não tem nenhuma limitação de orçamento para comprar uma lente nova. Qual das opções abaixo você escolheria?

Para te ajudar a escolher, vamos comparar as características dessas duas objetivas abaixo:

24-70 f/2.824-105 f/4.0
Comprimento focal24-70mm24-105mm
Máxima aberturaf/2.8 (constante)f/4.0 (constante)
Diâmetro do filtro82mm77mm
BaionetaCanon EFCanon EF
EstabilizadaNãoSim
Elementos ópticos1818
Grupos de elementos1313
Lâminas do diafragma98
Peso805g670g
PreçoBRL 6399BRL 4999

Como você pode perceber, os dois modelos são equivalentes em performance, mas a diferença de preço entre elas é de R$ 1.400,00.

Mesmo assim, em uma pesquisa que fiz recentemente, a maioria das pessoas escolhe a 24-70mm. Por que?

Simplesmente porque a 24-70 tem uma abertura de diafragma um F-stop maior. Mas será que justifica pagar mais caro por isso?

O que você ganha com uma abertura maior?

Em primeiro lugar, a resposta que mais ouvi foi a de que a abertura maior permite captar mais luz.

Realmente, isso é verdade. Uma diferença de 1 F-stop significa o dobro da luz. Mas você não ganha mais luz apenas com a abertura do diafragma. Você pode compensar isso na velocidade do obturador ou no ISO.

Se, por exemplo, você costuma trabalhar com ISO 100, aumentando para ISO 200 você também ganha 1 F-stop. Dessa forma, mesmo sem ter uma lente clara, você consegue obter a mesma luminosidade.

Outra forma de compensar essa diferença de luminosidade é por adicionar um flash à cena. Afinal, com essa diferença de valor, você poderia investir em mais de um flash obter um melhor resultado.

A segunda resposta que mais ouvi foi a de que, com um diafragma maior você consegue um fundo mais desfocado. Mas você não precisa de uma lente clara para obter o fundo desfocado. Você pode desfocar o fundo com qualquer lente, basta saber controlar a profundidade de campo.

Observe a imagem abaixo e me responda: qual diafragma você acha que eu usei para chegar nesse resultado?

imagem feita com uma EF 24-105mm 1:4L IS USM

Nesta imagem eu usei o diafragma F/8.0. Isso mostra que, mesmo com um diafragma mais fechado é possível obter o desejado desfoque.

Isso porque o diafragma é uma função do comprimento focal. Um diafragma F/8 em 70mm vai ser menor que um diafragma F/8 em 105mm. Embora a transmissão de luminosidade seja a mesma, a profundidade de campo é diferente. Observe as imagens abaixo:

diafragma F/8 em 70mm
diafragma F/8 em 105mm

O efeito de desfoque é obtido pela relação de distâncias entre o plano focal e o fundo e pelo comprimento focal usado na objetiva, não apenas pelo uso do diafragma.

As desvantagens de uma lente clara

Na realidade, usar uma lente clara pode te trazer algumas desvantagens.

  • Vinheta: O uso da objetiva na máxima abertura provoca o efeito de vinheta, que é o escurecimento das bordas. Esse efeito diminui consideravelmente à medida que você diminui a abertura do diafragma.
  • Perda de nitidez: Cada objetiva tem o seu ponto ótimo de nitidez e, com certeza, este não está na máxima abertura. Então, se você quer obter a melhor imagem possível da sua objetiva, ela está em algum lugar entre a máxima e a mínima abertura, nunca nos extremos.
  • Perda de foco: Conforme você abre o diafragma, diminui também a profundidade de campo. Some a isso o costume de se usar apenas o ponto de foco central da câmera e a técnica de focar e recompor e você vai ter uma imagem fora de foco. Uma abertura mais fechada te dá mais segurança por ter um plano de foco mais amplo e você pode deslocar o ponto de foco da sua câmera para a área de interesse, sem movimentar o eixo da objetiva após ter cravado o foco.

Conclusão

Como você viu, nem sempre vale a pena investir em uma lente clara. Existem alternativas que podem trazer um ótimo resultado, desde que você conheça profundamente as técnicas de fotometria, iluminação e profundidade de campo.

Se você quer aprender mais sobre as características das objetivas, eu preparei um conteúdo especial para você. É o curso Guia de Escolha de Lentes.

Durante todo o mês de Setembro estamos com uma promoção especial. Esse curso pode sair de graça para você. Isso mesmo! de graça!

Basta você se cadastrar usando o formulário abaixo e dentro de instantes vai receber em seu e-mail o acesso ao curso.

MAS ATENÇÃO

Esta promoção só é válida para o mês de Setembro de 2019.

Inscreva-se para receber o curso em seu e-mail

* indicates required

Powered by MailChimp

Por que você não precisa de uma lente clara? | Comparativo 24-70 vs 24-105

E você? Acha agora que precisa mesmo de uma lente clara?

Compartilhe

    1 Response to "Por que você não precisa de uma lente clara?"

Leave a Reply

Your email address will not be published.