Fotos de longa exposição – Durante o dia!

Apesar de os smartphones modernos serem as câmeras mais usadas atualmente, tem uma coisa que eles não conseguem fazer. Estamos falando das fotos de longa exposição.

Basicamente, as fotos de longa exposição são feitas a partir das câmeras com controle de exposição manual. O modo manual permite regular todas as funções da câmera de forma independente. Dessa forma podemos determinar o tempo de exposição para intervalos bem longos, de vários minutos.

A maioria das fotos de longa exposição é feita à noite, mas nesse tutorial vamos fazer uma foto de longa exposição durante o dia.

Entretanto, alguns cuidados básicos precisam ser tomados ao se planejar esse tipo de fotografia. Vamos a eles.


1 – O uso do tripé

Sem dúvida, o tripé é fundamental ao se produzir fotos de longa exposição. Sua função principal é estabilizar a câmera para não produzir borrões devido ao movimento do fotógrafo ao acionar o obturador. Assim sendo, escolha um tripé estável, compatível com o peso do seu equipamento.

2 – A distância hiperfocal

Em segundo lugar vem a distância hiperfocal. Ela é muito importante porque após a instalação do filtro ND, que veremos a seguir, não será possível regular o foco da câmera.

Basicamente, a distância hiperfocal é a relação entre o comprimento focal, o diafragma e a distância de foco a partir da qual encontramos o foco no infinito. Ou seja, tudo a partir daquele ponto estará na sua máxima nitidez.

3 – O filtro ND

Visto que as nossas câmeras só permitem que se regule o tempo de exposição ao máximo de 30 segundos, vamos usar no exemplo a câmera no modo Bulb. Esse modo permite que o obturador fique aberto por vários minutos até que se libere o botão do disparador.

A fim de garantir uma exposição de vários minutos, usaremos o filtro ND acoplado à objetiva para escurecer a imagem o máximo possível durante as nossas fotos de longa exposição.

Por fim, mas não menos importante, você vai precisar de um disparador externo. No nosso exemplo vamos usar o smartphone com o aplicativo Canon Camera Connect para controlar o tempo de exposição desejado. O resultado você vê aqui.

fotos-de-longa-exposicao
fotos-de-longa-exposicao

 

Agora que você aprendeu a fazer fotos de longa exposição já pode começar a praticar. Espero que tenha gostado desse vídeo. Muito obrigado e até a próxima!

Para saber mais

Acesse esse artigo do Canon College

 

Compartilhe

Leave a Reply

Your email address will not be published.