Alvaro Eloy é fotógrafo especializado em retratos e autor do livro Iluminação Básica do Retrato. Neste programa vamos conversar sobre como sobreviver na fotografia em tempos de smartphone.

Formação

A saber, Alvaro Eloy começou na fotografia na década de 70 estudando na Enfoco Escola de Fotografia, no Bairro do Ibirapuera SP.

A partir de 1980 foi para o EUA e retornou com um diploma em Commercial Photography pelo Miami Photography College.

Atualmente seu trabalho tem um enfoque moderno, mas com o rigor técnico da fotografia analógica.


Como Alvaro Eloy vê o mercado atual?

A revolução digital continua em curso e os fabricantes de smartphones cada vez mais aperfeiçoam seus aparelhos mirando o mercado dos profissionais.

Por exemplo, a campanha publicitária do carro inglês Bentley foi toda criada e produzido com o Iphone. Concurso de fotos com smartphone, indicam de que cada vez mais os profissionais voltam seus olhos para estes pequenos aparelhos.

Enquanto isso o mercado de fotografia social sobrevive e nas pequenas cidades as mulheres começam a dominar um setor que tradicionalmente era dos homens.

Só para ilustrar, muitas fotógrafas abrem estúdios de New Born e faturam com ensaios de crianças.

Hoje a internet está aí trazendo a educação e especialização de todas as partes do mundo. Nada disto existia na época em que me iniciei na fotografia. Antes o conhecimento da arte de fotografar era mantido a sete chaves na família, e quem quisesse aprender dependia de bibliotecas ou outros países onde existiam melhores escolas.

O livro Iluminação Básica para retrato

Apesar de toda essa experiência, Alvaro Eloy ainda se considera um aprendiz na fotografia.

Para produzir o seu livro, ele se inspirou no livro da Kodak, Professional Portrait Tecniques.

Ele é considerado a Bíblia do Retrato, e todo profissional que se inicia ou está no ramo deveria ter para dominar esta técnica importante que é o alicerce, não só para fotografar pessoas em Estudio, mas em Externa e na Fotografia Social.

Para saber mais

Conheça o trabalho do Alvaro Eloy:

Site

Facebook

 

Compartilhe

Leave a Reply

Your email address will not be published.