Como o fotômetro funciona? Vamos entender em detalhes sobre os modos de funcionamento de um fotômetro para flash e luz contínua.

Entendendo a escala do diafragma

Primeiramente, vamos entender como interpretar os valores da escala do diafragma, pois isso é essencial para podermos compreender como o fotômetro funciona.

Os valores do diafragma estão divididos em intervalos de 1 EV, ou seja, a cada ponto na escala nós dobramos a quantidade de luz quando abrimos o diafragma e diminuímos a luz pela metade quando o diafragma fecha.

Entre os valores inteiros, o fotômetro cria frações de 1/10 de EV para um intervalo mais preciso. Dessa forma podemos perceber a mínima variação na iluminação.

Para transportar o valor da leitura do fotômetro para a sua câmera, você deve fazer a relação de 0,3 = 1/3 de EV e 0,7 = 2/3 de EV.

Abaixo você pode ver uma imagem comparativa entre a escala do fotômetro e da DSLR.

sistema de medição decimal

Como o fotômetro funciona no modo de medição de luz contínua

Para entender o funcionamento do fotômetro no modo luz contínua, basta selecionar o tempo de exposição e o ISO desejado. Ao pressionar o botão de medição, o fotômetro vai indicar o diafragma ideal.

Após a primeira medição, se desejar alterar o tempo de exposição e o ISO, o fotômetro vai compensar o valor do diafragma sem a necessidade de se fazer uma nova medição.

Funcionamento do fotômetro no modo Flashmeter

Para fazer a medição do flash existem dois modos diferentes:

Medição não sincronizada

Nesse modo de medição, ao se pressionar o botão de medição, o fotômetro vai aguardar o sinal do flash e, logo em seguida, realizar a medição. Caso o flash dispare novamente, o fotômetro vai fazer uma nova medição, sem a necessidade de se pressionar novamente o botão.

Caso desejar alterar o ISO, o fotômetro já vai compensar o diafragma equivalente sem a necessidade de se fazer uma nova medição.

Se o tempo de exposição for alterado, então a indicação de leitura vai zerar e o fotômetro vai aguardar outro disparo do flash para fazer uma nova medição, pois ele leva em conta a luz do ambiente junto com a do flash.

Medição sincronizada

Nesse modo, o fotômetro funciona da mesma forma como descrito anteriormente. A diferença está no uso do cabo de sincronismo.

Com o cabo de sincronismo conectado ao fotômetro e ao flash, no momento em que se pressiona o botão de medição, o fotômetro envia o sinal de disparo para o flash, fazendo assim uma medição sincronizada.

Compartilhe

Leave a Reply

Your email address will not be published.