Neste artigo você vai aprender como montar o esquema de iluminação de três pontos. Se você é fotógrafo de retratos, vai ver que, com pequenas variações, vai poder fotografar qualquer tipo de pessoa.
Material usado
- Câmera Canon EOS 70D
- Objetiva EF 24-105mm F1:4 L IS USM
- Rádio transmissor Godox XI-T
- Flash Godox TT685C (2x)
- Flash Godox SK 300 II
- Sombrinha difusora branca 1m de diâmetro
- Sombrinha refletora com tecido difusor 85 cm de diâmetro
- Refletor parabólico 15 cm de diâmetro
- Suporte para speedlite com encaixe bowens
- Fundo infinito cinza (tecido)
- Pedestal para iluminação 2m de altura (2x)
- Pedestal para iluminação com braço articulado (1x)
- Flashmeter Sekonic Flasmate L308-X
O esquema de iluminação de três pontos
Basicamente, o esquema de iluminação de três pontos consiste em três fontes de luz com funções distintas. São elas:
Luz Principal
É a luz que dá forma à imagem. Com ela podemos distinguir claramente a figura fotografada. Ela deve ser capaz de sustentar a imagem sozinha, sem o brilho das outras luzes.
Geralmente, a luz principal é definida em função do diafragma usado na câmera.
Luz de preenchimento
Tem a função de controlar o contraste da cena, iluminando as áreas onde a luz principal não chega. Deve ter uma razão de 1 EV ou menos de diferença em relação à luz principal, para não projetar sombras.
Ao alterar a relação de contraste entre as luzes principal e de preenchimento, alteramos o contraste da cena, ou a diferença de luminosidade entre as áreas de luz e sombra.
A luz de preenchimento deve ser mais suave e menos intensa que a luz principal. O objetivo não é eliminar as sombras, mas apenas deixá-las mais suaves.
Luz de recorte
Essa luz serve para criar uma separação entre a pessoa e o plano de fundo. Geralmente, é regulada com 2 EVs de diferença para a luz principal.
Pode ser usada no contraluz, ou iluminando o plano de fundo.
No caso de se usar a luz de recorte no contraluz, é recomendável usar colmeias, tapadeiras e acessórios para bloquear a incidência de luz direto nas lentes da objetiva.
O básico do esquema de três pontos
Na imagem abaixo você pode ver o esquema básico da luz de três pontos. Vamos analisar uma a uma as etapas.
Vamos começar com a luz principal.
Luz principal – a base do esquema
Para o exemplo usado, a luz principal é de uma sombrinha refletiva prata com tecido difusor na frente.
Usando o flashmeter, o flash foi regulado para diafragma f/8, que é o mesmo usado na câmera. Observe o resultado com essa luz isolada:
Você pode notar que o lado esquerdo da imagem ficou mais escuro, com bastante contraste. Você pode aceitar a imagem desse jeito mesmo se preferir, ou pode controlar o contraste com a luz de preenchimento.
Luz de preenchimento – controle do contraste
A luz de preenchimento fica no mesmo eixo da objetiva e é a luz mais suave de todas. Isso requer um modificador de luz bem suave e regular a carga do flash para manter a proporção de intensidades.
No exemplo, foi deixado uma diferença de 1 EV na luz de preenchimento em relação à principal. Isso significa que, ao medir essa luz, o flashmeter indicou f/5.6. Veja o resultado na próxima imagem:
Note que a luz de preenchimento não é forte o suficiente para iluminar a cena toda, mas é importante que seja assim para não projetar uma nova sombra, o que causaria estranheza em quem observa.
Luz de recorte – criando volume
Para separar o assunto do plano de fundo, vamos adicionar uma terceira fonte de luz, a luz de preenchimento.
Como ela está posicionada no contraluz, precisamos tomar certos cuidados para que ela não se espalhe em excesso e cause invasão de luz na superfície das lentes.
Na figura abaixo, observe como o speedlite direto tem um padrão retangular de distribuição da luz.
Para concentrar a luz e evitar reflexos indesejados, usamos uma panela, o refletor parabólico acoplado ao flash.
O resultado da distribuição da luz você pode ver abaixo:
deixar a transição entre a área iluminada e a sombra mais suave, usamos também um tecido difusor na frente do refletor:
E agora temos uma luz concentrada, de formato redondo, mas com uma transição bem mais suave para a área de sombra:
Com isso, podemos isolar a luz de recorte no esquema para ver como ela se distribui.. O resultado você vê logo abaixo:
Agora vamos ver todas as luzes combinadas:
Variações
Com essa estrutura básica você pode criar variações desse mesmo esquema para ter mais variedade nas suas fotos e adaptar o seu estilo ao que mais agrada o seu cliente.
Variação 1 – Luz de recorte iluminando o fundo
Usando o mesmo princípio do refletor parabólico na luz de fundo, você pode apontar o flash para o plano de fundo atrás da pessoa, criando um efeito de vinheta.
Na imagem acima, temos a vinheta ao fundo, executando a função de separar o retratado do plano de fundo com um gradiente de luz.
Variação 2 – luz frontal para figura feminina
Nesta variação, a luz principal e a de preenchimento estão no mesmo eixo. Assim, com uma luz frontal, você tem as condições ideais para retratar uma figura feminina.
A luz frontal diminui o volume, pois gera menos sombras. Dessa forma ela ajuda a disfarçar marcas de expressão e deixa a pele mais uniforme.
Note que a posição da luz de preenchimento permanece a mesma. Você também pode usar a variação de colocar a luz traseira para iluminar o fundo se preferir.
Variação 3 – Preenchimento com placa de isopor
Neste caso, o controle do contraste não é tão preciso, mas você tem a facilidade de usar um flash a menos.
Se preferir, você pode usar também um rebatedor prateado, que é mais refletivo e vai deixar o contraste menos suave do que com o isopor.
Galeria de imagens
Observe as fotos abaixo e veja se consegue identificar qual a variação do esquema de luz de três pontos foi usado em cada uma delas: