Se você quer fotografar com o seu flash em modo manual, neste artigo você vai entender os pontos mais importantes sobre o número guia.
Fotografia com flash não é exatamente uma coisa simples. Não basta simplesmente apontar o flash para a frente e disparar. Para fotografar de forma eficiente, você precisa entender o princípio do número guia.
Este artigo vai te ajudar a determinar a carga correta do seu flash em modo manual para obter a exposição correta, tanto em estúdio quanto em externa.
A fórmula do número guia
Basicamente, a fórmula do número guia corresponde ao alcance da luz do flash em função do diafragma usado. Ela é expressa como:
Abertura = Número Guia/Distância
No entanto, o número guia é calculado sempre com o flash na carga máxima e o ISO em 100. Isso significa que se você aumentar o ISO, vai aumentar também o número guia do seu flash.
Adicionalmente, você também pode usar a fórmula do número guia para calcular a distância ideal que o flash tem que estar do assunto para uma abertura específica:
Distância = Número Guia/Abertura
Por exemplo, digamos que você quer fotografar uma pessoa com diafragma F/8, ISO 100 e o seu flash em carga máxima tem número guia 12. Aplicando a fórmula acima, temos que a distância ideal do disparo seria 12/8 = 1,5 metro.
Se você quer fotografar a uma distância maior que essa, então basta aumentar o ISO da sua câmera.
Felizmente, hoje em dia as câmeras DSLR e os flashes dedicados possuem o sistema de indicação manual da distância ideal de disparo. Com base nas informações de ISO e diafragma da câmera e carga do flash, é possível ver direto no LCD qual a distância ideal de disparo.
Esse recurso é muito útil quando se fotografa em eventos, pois dessa forma não é necessário usar o flash em modo TTL e você pode fazer as suas pilhas durar muito mais.
Aprenda mais
Para entender melhor o princípio do número guia e como ele pode te ajudar nas suas fotos, baixe a nossa planilha gratuitamente no link abaixo: