Neste artigo eu vou te mostrar quatro formas diferentes de usar o cartão cinza para foto e vídeo, tanto para fotometria como para equilíbrio de branco.

Fotometria da luz ambiente com cartão cinza

Em primeiro lugar eu gostaria de dizer que a forma mais precisa e confiável que existe para se fazer a fotometria é com o fotômetro.

Entretanto, eu sei que, por vários motivos, a maioria das pessoas não tem esse acessório. Não estou aqui para discutir se você deve ou não comprar um fotômetro, mas o uso do cartão cinza é uma alternativa barata e que rende melhores resultados quando usado da forma correta.

Você pode usar o cartão cinza para fazer a fotometria de duas formas:

  1. No modo matricial

    No modo de medição matricial a câmera faz a medição do brilho em todas as áreas do quadro. Dessa forma, basta você preencher todo o quadro com a imagem do cartão cinza de modo que ele receba a luz do ambiente e regular a sua câmera até que o fotômetro indique zero.

  2. No modo pontual

    Já no modo de medição pontual, a câmera considera apenas uma pequena área no centro do quadro. Nesse modo, posicione o cartão no centro do quadro, faça as regulagens necessárias até que o ponteiro do fotômetro indique zero e, em seguida, faça o seu enquadramento. Mesmo que depois disso o ponteiro indique um valor diferente, não é mais necessário corrigir a exposição, pois a fotometria do tom médio já foi calibrada.

Equilíbrio de branco personalizado

Outra utilidade do cartão cinza é na hora de fazer o equilíbrio de brancos.

  • Faça uma foto do seu cartão de modo que ele ocupe todo o quadro da imagem.
foto de quadro cheio do cartão cinza
  • Em seguida, selecione na sua câmera o equilíbrio de brancos personalizado indicado pelo ícone abaixo:
ícone de equilíbrio de brancos personalizado
  • Selecione a foto que você fez do cartão como referência para o equilíbrio de brancos personalizado das próximas fotos.

Gravação de vídeo

Sem sombra de dúvida, o cartão cinza prova o seu valor na hora de gravar vídeos. Além de sua grande vantagem na fotometria, como descrito acima, ele é praticamente indispensável na hora de gravar vídeos.

Isso porque o vídeo é um formato de arquivo com grande compactação, e compactação significa perda de dados. O equilíbrio de brancos já é incorporado ao arquivo. Um erro na hora de ajustar o equilíbrio de brancos e todo o trabalho é comprometido, pois corrigir depois do vídeo gravado é uma missão quase impossível.

No meu caso, eu uso o EOS Utility como controle da minha câmera. Dessa forma, eu posso controlar todas as funções da minha Canon EOS 70D remotamente pelo notebook.

Feito isso, basta usar o conta-gotas para pegar uma amostra da tonalidade do cartão que a câmera já faz o equilíbrio de branco automaticamente.

Equilíbrio de brancos no Lightroom com cartão cinza

Por último, se você fotografa em RAW, pode usar o cartão cinza para criar uma referência de equilíbrio de brancos para várias fotos de uma vez.

Para isso, você precisa habilitar o botão de sincronizar automaticamente todas as fotos da série.

botão de sincronização automática
  • Selecione todas as fotos que quer aplicar o mesmo ajuste. Tenha certeza de que o botão de sincronizar automaticamente está ligado
  • Em seguida, clique na foto do cartão para que ela fique em destaque na seleção.
imagem do cartão cinza selecionada
  • No modo revelação, use o conta-gotas da ferramenta equilíbrio de brancos para pegar uma amostra na foto do cartão cinza. Todas as fotos da série ficarão com a mesma temperatura de cor.
ferramenta conta-gotas no modo de revelação

Conclusão

Vimos aqui quatro formas diferentes de usar o seu cartão cinza:

  1. Fotometria da luz ambiente
  2. Equilíbrio de brancos personalizado
  3. Gravação de vídeos
  4. Equilíbrio de brancos no Lightroom

Link para comprar

http://loja.lumitecfoto.com.br/produto/495/cartao-cinza-18-por-cento-para-exposicao-com-lado-contrario-branco-para-balanco-de-branco-tamanho-30cm

Compartilhe

Leave a Reply

Your email address will not be published.