Será que faz diferença de que lado você posiciona o o flash na sua sombrinha fotográfica? Qual o melhor modo de usar? Será que é do lado interno ou externo?
Considerações sobre a sombrinha difusora
Realmente, a sombrinha difusora está entre os primeiros acessórios que o fotógrafo adquire ao começar a usar o flash fora da câmera.
Por se tratar de um acessório barato, fácil de transportar e de montagem rápida, ela acaba sendo muito utilizada nas fotografias de retratos.
Entretanto, alguns cuidados são necessários:
- A sua sombrinha difusora é feita de material muito frágil. Qualquer impacto pode fazer a estrutura amassar e prejudicar o resultado das suas fotos.
- Em ambientes externos, certifique-se de usar um contrapeso. Com o vento, ela se torna como uma vela de navio certamente vai cair, amassar e pode danificar o seu flash.
- Prefira suportes e pedestais robustos e com trava, principalmente se for usar a sua sombrinha difusora em ambientes externos.
Mas, afinal, qual o lado certo de se usar a sombrinha difusora?
Para responder a essa pergunta, vamos realizar um teste nas seguintes condições:
- A distância da sombrinha até a modelo foi mantida em 90 cm, tanto quando usada no lado interno quanto no lado externo.
- As configurações de diafragma, ISO e carga do flash não foram alteradas, nem a distância entre o flash e a sombrinha.
Resultados do teste
Primeiramente, antes de fotografar, realizamos a medição da luz utilizando um fotômetro externo.
Quando usamos o lado externo da sombrinha difusora, a medição foi de F4.0 + 0,1.
Já ao usar o lado interno, a medição foi de F2.8 +0,9.
Partindo desse ponto, podemos concluir que a sombrinha difusora deixa passar mais luz pelo lado externo do que ela reflete pelo lado interno.
Agora, vamos à análise das imagens.
Ao comparar as imagens lado a lado, vemos que a imagem da esquerda está levemente mais escura em relação à da direita. Isso se deve à diferença de 0,2 pontos entre as duas medições.
Podemos perceber que o cabelo da modelo ficou melhor iluminado quando foi usado o lado externo da sombrinha, o que indica que desse modo a luz fica mais abrangente.
Com relação às áreas escuras, praticamente não se nota diferença.
Conclusão
Desta forma, podemos concluir que não existe um lado certo para se usar a sombrinha difusora. Pode-se usar tanto o lado interno quanto o externo. Porém, ao usar o lado interno a luz será menos contrastada se comparado ao resultado do lado externo, além de exigir mais carga do seu flash.