Hoje você vai conhecer o esquema de luz clamshell, uma variação do padrão butterfly de iluminação, muito usado em fotografia de moda e beleza.
O padrão Butterfly
Para você conseguir o padrão de luz clamshell, primeiro você precisa entender como funciona a luz butterfly.
O padrão de luz butterfly se caracteriza por ser uma luz frontal, acima da linha dos olhos. O resultado é uma sombra simétrica logo abaixo do nariz que lembra o desenho de uma borboleta.
Como construir a luz clamshell
A partir da luz butterfly, para se obter o resultado desejado da luz clamshell, basta acrescentar uma luz de preenchimento alinhada com a luz principal, direcionada de baixo para cima. O resultado é um esquema de iluminação tipo concha, daí o nome.
A luz de preenchimento deve ser um f/stop mais fraca que a luz principal, pois não pode gerar sombras de baixo para cima.
Configurações
Para a luz principal, usei um softbox apenas com o tecido difusor interno acoplado. Essa configuração cria um efeito de luz semelhante ao de um beauty dish, que é suave no centro e se torna mais contrastada nas bordas.
Usando o fotômetro, regulei a carga do flash de modo que a indicação foi de F/5.6.
Para a luz de preenchimento usei uma sombrinha translúcida, que produz uma luz mais suave. A fotometria foi F/4.0, um ponto mais fraca que a luz principal.
Na câmera usei F/8, que é a soma das duas luzes juntas. Como a modelo estava próxima da parede, não foi necessário usar luz de recorte, pois a luz do flash também iluminou a parede. Abaixo você pode ver o resultado.
Conclusão
Como vimos, o esquema de luz clamshell é muito usado em fotografia de moda editorial, principalmente em figuras femininas.
Este padrão de iluminação produz sombras suaves, que revelam volume e ao mesmo tempo disfarça as irregularidades da textura da pele, facilitando o trabalho de edição.
Se você quer aprender a faze mais esquemas de iluminação como esse, conheça o nosso e-book Retratos com Flash Dedicado: