Você já parou para pensar em qual a potência do seu flash dedicado? Será que essa informação é realmente importante?

Definição de potência

Potência pode ser definida como uma taxa de conversão de energia, expressa em Joules por segundo.

Assim, uma lâmpada de 150W converte energia elétrica em luz a uma taxa de 150 Joules por segundo.

Qual a potência consumida em uma foto?

Tomando como base a lâmpada citada acima, podemos fazer um experimento colocando a nossa câmera em modo de prioridade de abertura, com ISO 400 e diafragma F/5.6. O tempo de exposição será determinado pela câmera.

Nessas condições, o tempo de exposição foi de 1/30s, ou 0,03s.

Com essa informação, agora podemos calcular a energia necessária para a exposição da imagem, multiplicando 150 por 0,03. O resultado são 4,5 Joules.

Concluindo, a energia necessária para se registrar uma foto nas condições determinadas pelo diafragma e ISO é de 4,5 Joules.

Agora, vamos mudar o tempo de exposição para 1/250, ou 0,004 segundos. Qual a potência necessária para se iluminar a cena e se obter a exposição?

Seguindo a fórmula da potência, tempos 4,5 Joules dividido por 0,004 segundos. O resultado é 1125 Watts.

Tomando como base uma lâmpada de 150 Watts, seriam necessárias 7,5 lâmpadas para se conseguir iluminar a cena nessas condições.

Conclusão

Ao avaliar a quantidade de lâmpadas necessárias, podemos chegar à conclusão de que o flash dedicado é muito mais vantajoso, graças à sua tecnologia de modulação por largura de pulso.

Dessa forma, o flash dedicado só dispara quando o obturador está aberto, concentrando toda a sua energia no momento da foto.

Qual a "potência" do flash dedicado?

Inscreva-se no nosso workshop de flash dedicado

Para saber mais sobre o uso do flash dedicado, inscreva-se no nosso workshop gratuito. Você vai poder assistir, ao vivo, uma palestra sobre a forma correta de se regular o flash dedicado no modo TTL.

Para saber mais acesse nosso site:

Compartilhe

Leave a Reply

Your email address will not be published.