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O esquema de iluminação que todo fotógrafo de retratos deve conhecer

Neste artigo você vai aprender como montar o esquema de iluminação de três pontos. Se você é fotógrafo de retratos, vai ver que, com pequenas variações, vai poder fotografar qualquer tipo de pessoa.

Material usado

O esquema de iluminação de três pontos

Basicamente, o esquema de iluminação de três pontos consiste em três fontes de luz com funções distintas. São elas:

Luz Principal

É a luz que dá forma à imagem. Com ela podemos distinguir claramente a figura fotografada. Ela deve ser capaz de sustentar a imagem sozinha, sem o brilho das outras luzes.

Geralmente, a luz principal é definida em função do diafragma usado na câmera.

Luz de preenchimento

Tem a função de controlar o contraste da cena, iluminando as áreas onde a luz principal não chega. Deve ter uma razão de 1 EV ou menos de diferença em relação à luz principal, para não projetar sombras.

Ao alterar a relação de contraste entre as luzes principal e de preenchimento, alteramos o contraste da cena, ou a diferença de luminosidade entre as áreas de luz e sombra.

A luz de preenchimento deve ser mais suave e menos intensa que a luz principal. O objetivo não é eliminar as sombras, mas apenas deixá-las mais suaves.

Luz de recorte

Essa luz serve para criar uma separação entre a pessoa e o plano de fundo. Geralmente, é regulada com 2 EVs de diferença para a luz principal.

Pode ser usada no contraluz, ou iluminando o plano de fundo.

No caso de se usar a luz de recorte no contraluz, é recomendável usar colmeias, tapadeiras e acessórios para bloquear a incidência de luz direto nas lentes da objetiva.

O básico do esquema de três pontos

Na imagem abaixo você pode ver o esquema básico da luz de três pontos. Vamos analisar uma a uma as etapas.

esquema básico da luz de três pontos

Vamos começar com a luz principal.

Luz principal – a base do esquema

Para o exemplo usado, a luz principal é de uma sombrinha refletiva prata com tecido difusor na frente.

Usando o flashmeter, o flash foi regulado para diafragma f/8, que é o mesmo usado na câmera. Observe o resultado com essa luz isolada:

Luz principal

Você pode notar que o lado esquerdo da imagem ficou mais escuro, com bastante contraste. Você pode aceitar a imagem desse jeito mesmo se preferir, ou pode controlar o contraste com a luz de preenchimento.

Luz de preenchimento – controle do contraste

A luz de preenchimento fica no mesmo eixo da objetiva e é a luz mais suave de todas. Isso requer um modificador de luz bem suave e regular a carga do flash para manter a proporção de intensidades.

No exemplo, foi deixado uma diferença de 1 EV na luz de preenchimento em relação à principal. Isso significa que, ao medir essa luz, o flashmeter indicou f/5.6. Veja o resultado na próxima imagem:

luz de preenchimento

Note que a luz de preenchimento não é forte o suficiente para iluminar a cena toda, mas é importante que seja assim para não projetar uma nova sombra, o que causaria estranheza em quem observa.

Luz de recorte – criando volume

Para separar o assunto do plano de fundo, vamos adicionar uma terceira fonte de luz, a luz de preenchimento.

Como ela está posicionada no contraluz, precisamos tomar certos cuidados para que ela não se espalhe em excesso e cause invasão de luz na superfície das lentes.

Na figura abaixo, observe como o speedlite direto tem um padrão retangular de distribuição da luz.

Padrão de distribuição da luz do speedlite

Para concentrar a luz e evitar reflexos indesejados, usamos uma panela, o refletor parabólico acoplado ao flash.


O resultado da distribuição da luz você pode ver abaixo:

distribuição da luz com o refletor parabólico acoplado

deixar a transição entre a área iluminada e a sombra mais suave, usamos também um tecido difusor na frente do refletor:


E agora temos uma luz concentrada, de formato redondo, mas com uma transição bem mais suave para a área de sombra:

distribuição da luz com tecido difusor

Com isso, podemos isolar a luz de recorte no esquema para ver como ela se distribui.. O resultado você vê logo abaixo:

luz de recorte

Agora vamos ver todas as luzes combinadas:

luz de 3 pontos completa

Variações

Com essa estrutura básica você pode criar variações desse mesmo esquema para ter mais variedade nas suas fotos e adaptar o seu estilo ao que mais agrada o seu cliente.

Variação 1 – Luz de recorte iluminando o fundo

luz de fundo com vinheta

Usando o mesmo princípio do refletor parabólico na luz de fundo, você pode apontar o flash para o plano de fundo atrás da pessoa, criando um efeito de vinheta.

fundo com vinheta

Na imagem acima, temos a vinheta ao fundo, executando a função de separar o retratado do plano de fundo com um gradiente de luz.

Variação 2 – luz frontal para figura feminina

esquema de luz clamshell

Nesta variação, a luz principal e a de preenchimento estão no mesmo eixo. Assim, com uma luz frontal, você tem as condições ideais para retratar uma figura feminina.

A luz frontal diminui o volume, pois gera menos sombras. Dessa forma ela ajuda a disfarçar marcas de expressão e deixa a pele mais uniforme.

luz de três pontos para figura feminina

Note que a posição da luz de preenchimento permanece a mesma. Você também pode usar a variação de colocar a luz traseira para iluminar o fundo se preferir.

Variação 3 – Preenchimento com placa de isopor

variação usando isopor com luz de preenchimento

Neste caso, o controle do contraste não é tão preciso, mas você tem a facilidade de usar um flash a menos.

luz de 3 pontos com preenchimento de isopor

Se preferir, você pode usar também um rebatedor prateado, que é mais refletivo e vai deixar o contraste menos suave do que com o isopor.

Galeria de imagens

Observe as fotos abaixo e veja se consegue identificar qual a variação do esquema de luz de três pontos foi usado em cada uma delas: