Ícone do site Lentes & Lentilhas

O que é comprimento focal?

Neste artigo vamos entender o que é comprimento focal e a sua relação com a profundidade de campo. Você vai entender se existe mesmo o efeito de compressão de planos e como usar corretamente a sua lente zoom.

Ponto nodal

Antes de começar a falar sobre comprimento focal, precisamos entender o que é ponto nodal.

Quando a luz atravessa os elementos ópticos de uma objetiva, os raios convergem para um único ponto antes de chegar ao sensor. Este é o chamado ponto nodal.

localização do ponto nodal

A partir do ponto nodal, a imagem é projetada na superfície do sensor.

Comprimento focal

A distância a partir do ponto nodal até a superfície do sensor é o que chamamos de comprimento focal.

comprimento focal é a distância entre o ponto nodal e a superfície do sensor

Ao variar o comprimento focal, estamos alterando o campo de visão da câmera, podendo inserir mais informação visual (no caso das objetivas grande angular) ou isolar o objeto do plano de fundo (no caso das teleobjetivas).

Abaixo você pode ver a comparação de duas lentes de comprimento focal diferentes, uma de 35mm e a outra de 85mm, tiradas com a mesma câmera sem alterar a distância.

As lentes zoom

Até aqui você já percebeu que ter lentes com comprimentos focais diferentes dá mais possibilidades criativas ao fotógrafo, mas isso esbarra em um problema: ter que carregar um conjunto grande de lentes e fazer várias trocas de lente ao longo do ensaio.

Para facilitar esse trabalho é que foram criadas as lentes zoom. Com elas você tem uma faixa de comprimento focal que pode escolher sem precisar trocar de lente, bastando para isso girar um anel.

No entanto, o uso das lentes zoom pode criar um outro problema: a variação da profundidade de campo.

Comprimento focal e profundidade de campo

O diafragma é responsável por controlar a profundidade de campo, ou seja, a porção da imagem que tem nitidez aceitável na frente e atrás do ponto onde foi cravado o foco.

diafragma e profundidade de campo

O tamanho do diafragma está diretamente relacionado ao comprimento focal utilizado, expresso pela fórmula:

D = f/A

Onde:

Desta forma concluímos que um mesmo fator de divisão pode resultar em diâmetros diferentes, dependendo do comprimento focal utilizado.

Este assunto é explicado em mais detalhes no vídeo abaixo:

Existe compressão de planos?

Você já deve ter visto na internet imagens com essa que demonstram as distorções e a suposta compressão de planos causada pela variação do comprimento focal:

distorções causadas pela variação de comprimento focal

O que esse experimento esconde é que houve também a variação da distância. E é justamente pela variação da distância que ocorrem essas distorções.

Você pode ver como eu reproduzi esse efeito no vídeo abaixo:

Como usar sua lente zoom da maneira correta

Tudo isso sendo considerado, chegamos ao ponto principal deste artigo, que é o uso correto da sua lente zoom.

Sabemos que a variação do comprimento focal altera a abertura do diafragma e consequentemente a profundidade de campo.

Vimos também que a distância em relação ao assunto é responsável pela distorção causada pelo conjunto óptico.

Dessa forma, a maneira correta de se usar a sua lente zoom é selecionar o comprimento focal e o diafragma previamente, de acordo com a profundidade de campo desejada.

Evite variar o comprimento focal apenas para ajustar o enquadramento e também não use o diafragma para aumentar ou diminuir a entrada de luz, pois ao mudar essas duas variáveis você está alterando também a profundidade de campo da cena.

Se você trabalhar com o comprimento focal e o diafragma constantes durante todo o ensaio, vai ter uma consistência visual muito melhor, sem causar estranhamento entre uma foto e outra pela variação da profundidade de campo.