Como usar o diafragma para controlar a profundidade de campo?
Além de controlar a entrada de luz para a sua câmera, o diafragma também controla a profundidade de campo. Basicamente, a profundidadede campo é a porção da imagem que está em foco logo à frente e atrás do ponto onde foi feito o foco.
Basicamente o diafragma é um orifício de diâmetro variável. O valor da abertura do diafragma que você vê na sua câmera é, na verdade, uma função do comprimento focal.
Um exemplo:
Vamos imaginar uma lente 50mm. Você coloca a abertura do diafragma em F/4 e depois em F/11. O que isso significa? Se dividirmos o comprimento focal pela abertura do diafragma, vamos obter o diâmetro efetivo por onde vai passar a luz.
Dividindo 50 por 4 temos 12,5mm de diâmetro.
Dividindo 50 por 11 o diâmetro cai para 4,5mm.
Como você pode ver, quanto maior o número da escala, maior o fator pelo qual o comprimento focal é dividido. Consequentemente, menor a abertura do diafragma.
Pois bem, com isso em mente eu fiz o seguinte experimento:
Coloquei a minha objetiva 24-105mm em 24mm de comprimento focal e a abertura do diafragma no máximo, que no caso é f/4.
Dividido 24/4 temos 6mm de diâmetro.
Para os outros comprimentos focais, eu procurei compensar a abertura do diafragma, dividindo o comprimento focal por 6.
Independente do comprimento focal utilizado, a distância foi a mesma: 2 metros.
Com esses dados eu pude calcular a profundidade de campo para cada combinação de comprimento focal e abertura do diafragma.
A variação de profundidade de campo foi mínima. Na verdade só não foi a mesma porque os valores de abertura tiveram que ser arredondados.
Dessa forma, a conclusão é que você pode usar o diafragma para controlar a profundidade de campo levando em conta que a abertura do diafragma é uma função do comprimento focal.