Como obter fotos mais nítidas? Você acha que está faltando nitidez nas suas fotos? Vamos falar sobre três motivos para isso estar acontecendo.
01 – Foco e nitidez
Quando se fala em fotos mais nítidas, a primeira coisa que nos vem à mente é o sistema de focalização.
Naturalmente, os nossos olhos concentram mais a nossa atenção nas áreas da imagem com mais informação de foco, com a tendência de desprezar o que está fora de foco.
Dessa forma, para se obter fotos mais nítidas é necessário cuidar do sistema de focalização utilizado para cada tipo de cena.
Geralmente, as câmeras DSLR possuem dois tipos básicos de autofoco: foco estático ou dinâmico. Cada marca tem a sua nomenclatura, mas, de forma geral, o sistema de autofoco estático crava o foco em uma única posição. Já o sistema dinâmico vai alterando o ponto de foco à medida que o assunto da imagem se movimenta.
Vale também lembrar que é necessário ajustar a sua matriz de pontos de autofoco. Se você usar um ponto único, cuidado com a técnica de focar e recompor, pois isso pode acabar com a nitidez da sua imagem.
Você também pode habilitar uma matriz com pontos específicos ou uma zona inteira na tela da sua câmera.
Além do foco, é necessário considerar também a profundidade de campo, ou seja, a porção de imagem com nitidez perceptível à frente e atrás do ponto onde foi cravado o foco.
02 – Velocidade do obturador
Similarmente, a velocidade do obturador também contribui para fotos mais nítidas. Em alguns casos, o que é interpretado como falta de nitidez é, na verdade, o borrão de movimento causado pela velocidade do obturador abaixo do necessário para cada tipo de cena.
03 – Fotometria e fotos mais nítidas
Uma outra fonte de interferência que pode estar prejudicando a nitidez das suas fotos é a técnica incorreta de fotometria.
Geralmente, muitas pessoas se preocupam com o ISO alto, mas sabemos que em alguns casos isso é inevitável.
Porém, o ruído aparece, não somente quando se usa o ISO alto, mas também quando a fotometria deixa a foto subexposta.
Como resultado, as áreas mais escuras da imagem ficam com uma perda perceptível de nitidez, mesmo se recuperadas posteriormente durante o processo de edição.
Conclusão
Se você quer fotos mais nítidas, fique atento aos pontos abaixo:
- Qual o modo de autofoco utilizado?
- Quais os pontos da matriz de autofoco que estão habilitados?
- A velocidade do obturador é suficiente para o tipo de movimento da cena?
- O ISO está regulado no menor valor possível?
- A fotometria está correta?
Dessa forma você vai obter sempre o melhor resultado nas suas fotos.
Podcast: Play in new window | Download (Duration: 4:18 — 6.0MB)
Inscreva-se Apple Podcasts | Android | Google Podcasts | Spotify